Muitos colegas veterinários, ao se depararem com pacientes apresentando alterações como sopro cardíaco, cianose de mucosas, desmaios, tosse, convulsões ou dificuldade para respirar ficam em dúvida quanto a qual exame complemanetar solicitar. Para acabar com estas dúvidas vamos direto ao ponto:
Radiografia torácica: caso haja alteração na ausculta pulmonar (nos sons pulmonares) este exame deve ser solicitado. Também deve ser solicitado nas suspeitas de estenose / colapso traqueal.
ECG: este exame deve ser solicitado quando existir alterações na ausculta do ritmo cardíaco. Lembrando que sempre auscultarmos o coração devemos, simultaneamente, sentir o pulso do paciente (normalmente o femoral). Caso ocorra uma contração do coração sem a presença de pulso, deve-se desconfiar de arritmia cardíaca.
Ecocardiograma: sempre que o clínico auscultar um sopro cardíaco ou suspeitar de afecções como a Cardiomiopatia Hipertrófica (em felinos), ou mesmo quando o som cardíaco estiver alterado (hiperfonético ou hipofonético) este exame deve ser solicitado.
E sempre pensem na necessidade de exames sanguíneos, para avaliar funções renal e hepática, bem como o hemograma para se ter uma idéia geral de como está nosso paciente frente a quadros infecciosos e/ou anêmicos.
Espero ter ajudado !!!! Até logo !!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário