Este post vem esclarecer algo que muito ocorre no dia a dia de médicos veterinários especialistas, principalmente aqueles que realizam exames complementares.
Estes profissionais, após a realização de um exame complementar, muitas vezes são consultados pelos colegas, na ânsia de saber qual tratamento deve ser indicado àquele paciente.
Todos nós, médicos veterinários, estudamos e escutamos a máxima "a clínica é soberana" e isso não é por acaso. Na verdade fica impossível determinar um tratamento a um paciente apenas baseado em um exame complementar. Há sim a necessidade de se indagar o proprietário sobre sinais que o paciente apresenta em domicílio, antecedentes mórbidos, contactantes, histórico de vacinação / desverminação / viagens, rotina deste paciente .... enfim, dados de anamnese que devem ser obtidos durante a consulta. Além disso o profissional ainda necessita realizar um completo exame físico e muitas vezes ainda há a necessidade de se solicitar outros exames complementares.
Desta forma sim todos nós, médicos veterinários, poderemos empregar um melhor tratamento a nossos pacientes. Não devemos pular etapas pois senão certamente não atenderemos a todas as necessidades de nosso paciente enfermo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário