21 de mar. de 2013

Cominucação Interventricular

       Trata-se de um uma comunicação anormal entre os ventrículos direito e esquerdo. Desta comunicação resulta um fluxo sanguíneo anômalo (shunt), sendo que a direção e o volume deste fluxo são determinados pelo tamanho do defeito, pela relação de resistência vascular pulmonar e sistêmica e pela presença ou não de outros defeitos. em cães e gatos, na maioria das vezes o defeito é pequeno e de localização subcristal e é perimembranoso.
      Em decorrência desta comunicação o paciente pode desenvolver edema pulmonar e hipertensão pulmonar, bem como sinais de ICC direita. Nos casos de defeitos grandes pode ocorrer uma doença pulmonar vascular com hipertensão pulmonar e shunt reverso, a chamada Síndrome de Eisenmenger.
      Sabe-se que cães das raças Bulldogue Inglês, Chow Chow, Samoyeda, Terra Nova, Spaniel Britânico e Springer Spaniel Inglês tem predileção ao desenvolvimento   deste defeito, porém nenhuma transmissão genética ainda foi estabelecida.
      Durante o exame físico o médico veterinário detecta presença de sopro alto, mais bem auscultado em hemitórax direito. Pacientes que apresentam shunt da direita para a esquerda normalmente não apresentam sopro cardíaco. O pulso femoral encontra-se normal, mucosas geralmente rosadas. Podem apresentam taquicardia, dispneia e estertores pulmonares quando da insuficiência ventricular esquerda.

 


                        Imagens 1 e 2: Exame ecocardiográfico demonstrando  grande defeito do septo   
                          interventricular e, ao estudo Doppler Color, fluxo turbulento na região da 
                        comunicação interventricular. Este paciente apresenta sinais de ICC direita
    
      O diagnóstico diferencial deve ser feito com outras cardiopatias congênitas como a displasia de válvulas atrioventriculares,  estenose aórtica / pulmonar, Tetralogia de Fallot.
     O exame radiográfico torácico pode estar normal especialmente quando o defeito do septo for pequeno, ou apresentar diversos graus de aumento cardíaco esquerdo ou direito no caso dos grandes defeitos.  Pode ser observada cardiomegalia generalizada, bem como hiperperfusão da artéria pulmonar.
      O exame eletrocardiográfico sugere aumento atrial esquerdo, hipertrofia ventricular esquerda ou mesmo direita em alguns pacientes.
      O exame ecocardiográfico pode revelar aumento atrial esquerdo com dilatação ou hipertrofia ventricular esquerda. Normalmente a função sistólica está preservada, a hipertrofia ventricular direita ocorre em casos de grandes defeitos ou se o defeito estiver associado a outra má-formação cardíaca. durante o exame é comum observamos o efeito do "septo desaparecido". O estudo Doppler color ajudará a identificar a comunicação.
      Com relação ao tratamento, muitos pacientes podem ser tratados ambulatorialmente, com restrição de atividades, restrição de sódio na alimentação, uso de medicações como inibidores da ECA, diuréticos e agentes inotrópicos positivos (em pacientes que apresentem ICC). Muitos pacientes necessitam do tratamento cirúrgico.
      O prognóstico pode ser bom nos pacientes que apresentem pequenos shunts, porém pacientes que apresentem ICC associada podem viver de 6 a 18 meses em tratamento. Deve-se tirar os pacientes acometidos da reprodução.
      

Um comentário:

  1. Olá, boa noite! Estive buscando no Google sobre cardiologia veterinária e achei o seu blog. Poderia me ajudar, por favor? Tenho um poodle toy de 13 anos que foi diagnosticado cerca de 5 meses. O veterinário receitou Maleato de Enalapril 5mg 1/2 comprimido de 12 em 12 horas, Lasix 40mg 1/4 de 12 em 12 e espironolactona 25mg 1/4 de 12 em 12. Depois de uns 2 meses com essa medicaçao, a tosse voltou e o veterinario indicou passar o lasix pra 8 em 8. Mesmo assim, a tosse persistiu e entramos com o pimobendam 0,5 1 caps de 12 em 12 essa semana e o veterinario pediu pra diminuir o Lasix, voltando a dosagem inicial.
    Tenho lido na net que o efeito colateral desses remedios pode ser prejudicial aos rins. Fico preocupada se a dosagem está alta (meu bichinho pesa 2,5 Kg).
    Moro no interior, por isso fica difícil uma segunda opiniao de veterinário cardiologista (o dele é o único da cidade).
    Desde já agradeço a atenção,

    ResponderExcluir