27 de nov. de 2015

10 Sinais Clínicos de Cardiopatias ! - InPulse Animal Health


10 Sinais de alerta: Doença cardíaca

As cardiopatias em cães e gatos não são tão incomuns quanto podem parecer à primeira vista. Você sabe quais são os principais sinais de alerta? Então fique atento para os próximos animais que chegarem em sua clínica. Um bom exame de coração, ainda que esta não seja a queixa principal, pode prevenir problemas futuros.

10 sinais clínicos de cardiopatias

  1. Tosse: Existem diversas enfermidades que podem levar à tosse, que acompanhada ou não de outros sintomas, deve ligar o sinal de alerta para o coração.
  2. Dificuldade respiratória: os problemas no coração dificultam o bombeamento sanguíneo, o transporte de oxigênio e a respiração. O animal pode apresentar respiração acelerada ou dificuldade para respirar.
  3. Fraqueza: Pode ser sinal de envelhecimento, mas pode ser também sinal de cardiopatia. Se estiver associado a outros sintomas, deve-se procurar orientação veterinária.
  4. Cianose: um dos sinais que mais chamam a atenção são as mucosas e línguas com aparência roxa.
  5. Desmaio: Algumas doenças graves podem fazer com que o pet desmaie e perca a consciência. Nestes casos, o pet deve receber tratamento adequado pelo médico veterinário.
  6. Edema: edema de patas pode significar problemas cardíacos. Mas outras causas também podem estar relacionadas, como a hipoproteinemia.
  7. Falta de apetite: este é um sinal comum a várias afecções. É difícil de diferenciar e descobrir a causa deste sintoma. Nestes casos, vale a pena investigar melhor e tentar levantar maiores informações.
  8. Perda de peso: Também é um sinal inespecífico e de difícil diferencial. Para detectar a real causa, diagnósticos mais precisos são necessários.
  9. Sono e apatia: Apatia é outro sinal comum em várias situações, bem como o sono em excesso.
  10. Cansaço fácil: Se o cão for jovem ou filhote e recusar a prática de exercícios, podemos ligar o alerta para problema cardíaco. Porém, se for um animal idoso, o cansaço pode ser em decorrência da idade ou outras afecções associadas, como as articulares, por exemplo.

Como identificar as cardiopatias?

Todo e qualquer sintoma que surgir deverá ser investigado pelo médico veterinário. Após anamnese detalhada e exame físico geral, o profissional poderá solicitar exames mais precisos, como eletrocardiograma ou exames por imagem, como o raio-x.
Dependendo da causa identificada, o veterinário poderá direcionar o seu tratamento da melhor forma possível. Em alguns casos, medicações controladas podem resolver e controlar os sintomas.
Exames regulares feitos pelo médico veterinário podem ajudar na prevenção. Além disso, deve-se manter a saúde com boa alimentação, evitando rações com muito teor de sódio e petiscos altamente industrializados. Outra dica importante é manter o pet em atividade física. Evitar o sedentarismo é uma dica que vale para todos, pois deixa o coração mais forte e resistente.
Fonte: InPulse Animal Health - agosto /15 blog.inpulse.vet.br
Como uma complementação outros exames como o Ecocardiograma Doppler, Mensuração da Pressão Arterial e o Holter podem ser indicados/ necessários  para melhor elucidação do diagnóstico de nosso pacientes cardiopatas !!!!

2 comentários: