23 de jun. de 2011

Clientes exagerados .... será?

Todos nós, médicos veterinários, vivenciamos diariamente histórias engraçadas e interessantes sobre proprietários de cães e gatos, ora nada preocupados com a saúde de seus animais, ora excessivamente preocupados.

Quem nunca atendeu aquele cliente que leva o cão / gato à sua clínica e jura que o animal está mal, doente ..... e após avaliação veterinária nada é constatado. Mas o cliente insiste e exames de check-up são realizados, também não evidenciando nenhuma alteração. Chegamos ao ponto de submeter o paciente a 24 horas de observação na clínica e nada de anormal é encontrado. E o cliente fica inconformado, triste e liga ao veterinário diariamente e, insistentemente quer um medicamento ou outra providência.

É importante que os médicos veterinários conheçam a "Síndrome de Munchhausen", qué é uma doença psiquiátrica dos seres humanos onde o paciente, de forma exagerada e compulsiva causa ou simula sinais de doenças, com o intuito de obter cuidados médicos.

A "Síndroemde Munchhausen por Procuração" ocorre quando um parente produz intencionalmente sintomas em filhos, sobrinhos ou outros parentes, para que estes sejam considerados doentes e passem a ter algum tratamento. Assim o parente que "induziu" a doença passa a ter simpatia e a atenção por parte de profissionais da saúde.

Existem artigos publicados que relatam a ocorrência desta síndrome envolvendo animais de estimação. Assim os proprietários buscam a atenção e a simpatia do médico veterinário, por meio da suposta / induzida doença de seus animais. As suspeitas da ocorrência desta síndrome devem ocorrer quando ocorrem visitas muito frequentes ao veterinário, alegando sinais inespecíficos e não encontrados pelo profissional, na solicitação insistente de exames / internamentos / medicamentos, nas mudanças constantes de veterinários a fim de encontrar um profissional que atenda às necessidades deste proprietário.

Em casos mais graves,o proprietário pode gerar sinais nos animais utilizando a violência física, provocando cortes, queimaduras, fraturas, envenenamentos ....

É muito importante que nós, médicos veterinários, estejamos sempre atentos a estes sinais de nossos clientes (os proprietários e também seus animais !!!) para que possamos, não diagnosticar esta síndrome nos proprietários (isso não cabe a nós, mas sim aos médicos !!!), mas sim para que possamos informá-los e desta forma proteger sim os nossos queridos pacientes !!! 


Fonte: Revista Clínica Veterinária, Ano XVI, n. 92, maio/junho 2011.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário