1 de jul. de 2011

Cardiopatia x Gripe Canina

Chegou o inverno e com ele muitas doenças ou complicações de doenças pré-existentes. É sabido que, nesta época, os cães ficam mais propensos a contrair a gripe canina, ou também chamada de tosse dos canis.  Sabemos também que os pacientes cardiopatas podem sofrer complicações na estação mais fria do ano, devido a vasoconstrição periférica, desviando maior fluxo sanguíneo ao coração, que neste caso já é insuficiente e terá que suportar esta sobrecarga.

A gripe canina é uma doença aguda e contagiosa que atinge animais de todas as faixas etárias e se caracteriza por episódios de tosse seca e apatia. Muitas vezes, devido o grande esforço para tossir o paciente apresente vômitos e, em casos mais graves broncopneumonia. A gripe canina é causada por vírus (Parainfluenza e Adenovirus) e bactéria (Bordetella bronchisseptica), sendo esta transmissível aos humanos. A transmissão ocorre por aerossóis,  materias compartilhados entre os animais e pelo contato com doentes. Os primeiros sinais da doença aparecem de 3 a 10 dias pós infecção, podendo persistir por semanas.

Os pacientes cardiopatas geralmente no inverno apresentam uma piora de seu quadro clínico, com a exacerbação de quadros de tosse, inapetência, perda de peso e apatia.
Como então diferenciar tais afecções com sinais tão parecidos?       

É impressindível que o paciente com tosse e apatia seja imediatamente examinado por um médico veterinário. Este deve obter importantes informações sobre o histórico do paciente, bem como deve realizar um completo exame físico, incluindo uma boa ausculta de todos os focos cardíacos, ausculta pulmonar, mensuração da temperatura retal, palpação de traquéia e linfonodos, verificação de mucosas.

Desta forma o profissional certamente poderá diferenciar ou ao menos suspeitar da ocorrência de uma ou outra afecção ou quem sabe de ambas !!! (todos sabemos que nós e os animais podemos ter uma ou mais afecções ao mesmo tempo !!!). Muitas vezes se faz necessário o auxílio ao diagnóstico através de exames complementares como hemograma, radiografia torácica, ecocardiograma, eletrocardiograma.

Portanto na ocorência de tosse seca persistente, apatia, perda do apetite procure seu médico veterinário. O quanto antes a gripe canina ou uma cardiopatia forem detectadas maiores serão as chances de cura ou estabilização do quadro, oferecendo a seu pet / paciente qualidade de vida !!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário